O aumento da procura de jóias em ouro com mais quilates no Médio Oriente e na Ásia pode representar uma oportunidade para a revitalização do sector da ourivesaria em Portugal.

Embora ameaçada pelo marketing agressivo de outros países europeus, que souberam introduzir as suas jóias mais cedo em circuitos ligados à moda e ao grande consumo, a ourivesaria portuguesa ainda é conotada mundialmente com os dois fatores que hoje pesam na decisão daqueles compradores.

Em primeiro lugar, o ouro português mais utilizado é de 19 quilates (e não apenas 18, como na maioria dos outros países com ourivesaria tradicional) e as peças são trabalhadas manualmente, ainda, com recurso a técnicas que não podem ser imitadas por concorrentes orientais. A nível europeu, a produção nacional ocupa o sétimo lugar, atrás da Itália, França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Grécia.

Mas o mercado interno é reduzido e também se deixou seduzir pelo marketing estrangeiro. A Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) estima que valha cerca de 377 milhões de euros, entre os quais as importações pesam mais do que as exportações. A proporção foi, em 2011, de 2,99 euros importados por cada 1 euro exportado. O programa COMPETE apoiou, por isso, o projeto de apoio à internacionalização da ourivesaria portuguesa liderado pela AORP. Assim, lançou, no mês passado, o site portuguesejewellery.pt/.

Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, até Setembro as exportações de pedras e metais preciosos ou semipreciosos e suas obras totalizavam 24 milhões de euros, o que representa um aumento de 27% face ao mesmo período do ano passado. Sendo o quarto trimestre ainda mais forte entre os consumidores, devido ao Natal, o setor da ourivesaria pode estar otimista em 2013.

Fonte: Dinheiro Vivo

 

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×