Temos vindo a defender um fundo único de apoio às exportações da indústria agro-alimentar de maneira a que esses fundos que andam por aí dispersos sejam canalizados para um instrumento maior que permita, efetivamente, a concretização daquilo que não é nenhum sonho, é uma possibilidade real de duplicarmos as exportações da indústria agro-alimentar, declarou, à margem do Fórum de Internacionalização do Sector Agro-alimentar.

Jorge Henriques considera que é preciso duplicar o atual valor das exportações (quatro mil milhões de euros) e que este podia ser um dos caminhos para apoiar um sector estratégico para a economia nacional, salientando que os apoios financeiros não têm sido suficientes.

A gestão do fundo caberia a uma entidade público-privada onde teria assento a indústria, através das suas organizações representativas e as entidades públicas.

Propusemos isso muito recentemente e apresentámos ao Conselho para a Internacionalização onde estão representadas as organizações de cúpula da iniciativa privada juntamente com os principais ministérios e que é uma entidade coordenada pelo primeiro-ministro, acrescentou.

Ainda assim, as empresas continuam a procurar soluções para dar rentabilidade aos seus ativos e a resistir à verdadeira depressão do mercado interno e têm tido resultados positivos.

Segundo Jorge Henriques, nos dois primeiros meses de 2013 a indústria agro-alimentar continuou a exportar em linha com as projeções da associação crescendo 12,7% face ao período homólogo, dando provas de grande vitalidade, apesar de apenas 23% empresas do setor exportarem regularmente.

Para o dirigente da FIPA, trata-se de um problema de financiamento, mas também cultural.

Tem de haver estímulos à concentração, à formação de consórcios que permitiam fazer a exportação em conjunto, apelou.

O mesmo sugeriu em relação às entidades que promovem a internacionalização e que se devem juntar num único chapéu.

Não há lugar num país pequeno como o nosso, pobre como o nosso, a uma multiplicidade de atores e agentes no apoio à promoção externa numa mesma mesa, defendendo um objetivo único que é Portugal. Não há lugar para as divergências nem de forma, nem semânticas, criticou.

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×