A Capitalizar 2017 vai ter uma dotação de 1.600 milhões de euros e vai funcionar em complementaridade com a já disponibilizada pela Instituição Financeira de Desenvolvimento.

A nova linha de crédito já foi batizada: “Capitalizar 2017” foi o nome escolhido para o instrumento que vai substituir a PME Crescimento 2015, que se manteve em vigor até agora. O anúncio oficial vai ser feito nos próximos dias.

Ainda há detalhes que estão a ser acertados, mas no essencial já está tudo definido. A nova linha de crédito para PME estará dividida em diversas sublinhas nomeadamente para micro e pequenas empresas, fundo de maneio, tesouraria e investimento de médio e longo prazo. No total, a linha terá uma dotação de 1.600 milhões de euros, sabe o ECO.

Assim as empresas passam a ter disponível uma dotação superior à que tinham até agora (cerca de dois mil milhões de euros) já que esta linha vai funcionar em complementaridade com a linha, entretanto, disponibilizada pela Instituição Financeira de Desenvolvimento. Em causa estão mil milhões de euros de dotação alimentados por fundos comunitários, o que torna algumas operações impossíveis de financiar.

Por isso, a nova linha de crédito vai permitir financiar as operações que estão fora do âmbito dos fundos estruturais — que de acordo com as regras comunitárias estão impedidos de financiar a atividade estrita das empresas — como fundo de maneio e operações de mais longo prazo, mas também de regiões como Lisboa e Algarve, cujo nível de desenvolvimento não lhes permite usufruir dos fundos comunitários da mesma forma.

Uma das questões que ainda está em aberto é garantir que a atratividade de ambas as linhas é idêntica. Ou seja, que as instituições bancárias não têm a tentação de fazer as operações no âmbito da IFD em detrimento da linha de crédito, por exemplo, por causa das comissões. Por isso, ainda estão a ser afinados os últimos detalhes relativamente aos spreads que vão ser cobrados. Mas é de esperar que as condições sejam mais vantajosas tendo em conta que os juros têm vindo a descer.

Recorde-se que a PME Crescimento 2015 foi lançada em abril desse ano, com uma dotação global de 1.650 milhões de euros e com uma taxa de juro negociada entre as empresas e os bancos. O limite máximo corresponde à taxa Euribor (seis meses) acrescida de um spread que varia entre 2,7% para as PME Líder e 4,3% para as empresas que apresentam mais riscos nas linhas de crédito comercial. Entretanto, a dotação foi reforçada para dois mil milhões de euros.

Fonte: Economia Online

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×