Novo programa para financiar gestoras de capital de risco será anunciado pelo primeiro-ministro na segunda-feira, durante uma sessão com cerca de 600 investidores paralela à Web Summit. Privados entram com mais 200 milhões.

O Expresso avança na edição deste sábado que o Governo vai disponibilizar mais 200 milhões para apoiar o empreendedorismo. Uma informação adiantada também ao Negócios pelo secretário de Estado da Industrialização, João Vasconcelos. Porque o programa é co-financiado, ao todo serão 400 milhões para investir em start-ups, já que aos 200 financiados pelo Estado juntar-se-á, na mesma proporção, o dinheiro de privados.

Segundo explicou o governante com a pasta do empreendedorismo, em entrevista ao Negócios e à Antena 1, este financiamento irá privilegiar gestoras de capital de risco com competência comprovada e experiência em áreas específicas.

“Nós queremos atrair os melhores investidores. E não só investidores de capital de risco. Pela primeira vez, nós valorizamos os investidores que tenham ‘know-how’ da indústria, especialização”, adiantou João Vasconcelos. “Nós queremos investidores que estejam à vontade com digital, com robótica, com biotecnologia, com farmacêutica, com renováveis”.

O concurso será aberto a investidores portugueses e estrangeiros. “Estes investidores é que vão dar mundo às nossas empresas. Eu não estou satisfeito em ter empreendedores portugueses, por causa da sua base científica, terem de ir buscar financiamento a Boston ou a Londres ou outros sítios, quando temos os instrumentos financeiros em Portugal”, acrescentou o secretário de Estado.

De acordo com João Vasconcelos, o anúncio oficial do 200M, como se chama o programa, será feito pelo primeiro-ministro na Venture Summit, uma conferência paralela à Web Summit, que na segunda-feira reúne cerca de 600 investidores em Lisboa.

A nova linha de 200 milhões será financiada por fundos do Portugal 2020 e chegará aos investidores e às empresas durante o próximo ano. Recentemente a Instituição Financeira de Desenvolvimento concluiu o concurso de atribuição de 100 milhões de euros a 26 gestoras de capital de risco e de 18 milhões a “business angels”. Este último valor será duplicado com o lançamento de um novo concurso.

O 200M faz parte do Startup Portugal, a estratégia nacional para o empreendedorismo. Lançada em Março de 2016, esta estratégia é composta por 15 medidas que se dividem em três grandes áreas: ecossistema, financiamento e internacionalização.

No âmbito do vector do financiamento, uma das medidas revelada no início do ano era já fomentar o co-investimento com capitais de risco. Dias antes de ser apresentada esta estratégia, o ministro Caldeira Cabral revelou que o Governo destinaria 400 milhões de euros para este fim.

O objectivo, segundo foi apontado na altura, passava sobretudo por atrair fundos internacionais com conhecimento especializado nas áreas de investimento. Os principais critérios para os fundos poderem beneficiar deste co-investimento estavam relacionados com o sector em que pretendem actuar e com o “track record”, ou seja o histórico de investimentos nessa área.

Fonte: Jornal de Negócios

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×