Os fundos comunitários estão a permitir a revitalização do setor têxtil do Norte que tem conseguido aumentar a sua competitividade pela introdução de valor e diferenciação, defendeu hoje em Bruxelas a vice-presidente da CCDR-N, Ester Silva.

"Sabemos que houve uma tendência de perda de importância relativa destes setores [tradicionais]. Se o programa [operacional regional] tiver resultados, o que gostaríamos é fazer que essa tendência se reverta e que as empresas que ficam são capazes de criar emprego e produtos diferenciadores e valorizados pelos consumidores", afirmou à Lusa a vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A CCDR-N, autoridade gestora dos fundos Norte 2020, participa hoje na Semana Europeia das Regiões e Cidades, tendo apresentado um balanço da aplicação do programa operacional regional que "tem conhecido uma forte expressão nos setores tradicionais do têxtil, vestuário e calçado".

"Perto de um terço do financiamento já aprovado dirige-se a ações de internacionalização de micro e pequenas empresas destes setores, representando igualmente uma preponderância no volume de projetos aprovados", refere a CCDR-N em comunicado.

Até ao momento, e desde a abertura do novo quadro comunitário, foram já aprovados 70,1 milhões de euros correspondentes a 268 projetos nestes setores, sendo que ao setor têxtil seguiram 24 milhões de euros para 77 projetos de empresas da região do Norte.

À Lusa, Ester Gomes da Silva lembrou o "choque fortíssimo da indústria têxtil de confeção após a abertura do mercado europeu aos asiáticos", que resultou em "redução do número de empresas e negócios", importa agora ao setor "ter uma estratégia diferenciadora" e reposicionar-se no mercado global.

Assim, "se querem ser competitivas" as empresas do têxtil, confeção e calçado têm de "introduzir valor e diferenciação", adaptando-se "às tendências de moda" e desenvolvendo a "capacidade de criar reputação".

"Dentro do programa operacional, o investimento está direcionado para isso mesmo, para esse 'upgrade'. Não é uma manutenção da indústria têxtil [como ela existia] mas um reforço da sua competitividade, através da tecnologia e moda".

O balanço da aplicação do NORTE 2020 foi hoje apresentado na Semana Europeia das Regiões e Cidades, uma iniciativa do Comité das Regiões que esta semana reúne em Bruxelas gestores, especialistas e promotores dos fundos da União Europeia para o ciclo 2014-2020 para debater políticas de crescimento dos territórios.

A participação da região do Norte na Semana Europeia decorreu no contexto de um consórcio de regiões portuguesas, espanholas, italianas, francesas e nórdicas, que se propôs a apresentar um ponto de situação da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) adotada aquando o planeamento do atual ciclo comunitário.

Fonte: Notícias ao Minuto

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×