Empresários admitem que as candidaturas aos fundos comunitários não são fáceis, mas concordam com o nível de exigência. Pedem é mais celeridade.

Não faltam vozes críticas ao nível de exigência do novo quadro comunitário de apoio, mas a verdade é que o número de candidaturas tem superado todas as expectativas. E são os próprios empresários a reconhecer que o acesso ao Portugal 2020 é “restritivo e limitativo”, mas que tem de ser assim, Ou como diz Luís Abrantes, da Movecho, “o caminho tem de ser por aqui porque, em tempo de globalização, cabe a estes incentivos promover a excelência”.

Com 26 anos de história, a Movecho investiu, na última década, qualquer coisa como 13 milhões de euros. “Passamos por vários quadros comunitários de apoio e a nossa é a melhor das experiências. Todos os projetos que submetemos foram aprovados, cumprimos todos os objetivos, recebemos os prémios máximos, a nossa história é a melhor desse ponto de vista”, contou Luís Abrantes, CEO da Movecho. Qual o segredo? “Não avançamos para n um projeto de investimento sem termos, pelo menos, 50% de capital próprio garantido. Por vezes somos acusados de sermos conservadores, mas dormimos com outra tranquilidade”, frisa.

Bem distinta é a experiência de Filipe Simões, da Frueat. A empresa é recente e, por isso, esta é a sua primeira candidatura a fundos comunitários. E a experiência não está a ser a melhor. “Fizemos uma candidatura ao PDR 2020, tutelado pelo Ministério da Agricultura, e estamos há 10 meses à espera de resposta”, explica o empresário. A empresa tem três anos e a candidatura é “fundamental para assegurar o crescimento internacional do projeto”.

A fábrica já está construída e a enviar “snacks de fruta portuguesa para os quatro cantos do mundo”, incluindo o Japão, os Emirados Árabes Unidos e Espanha, onde conta já com mais de dois mil pontos de venda. Mas Filipe Simões lamenta a falta de celeridade e de visão de médio e longo prazo que a falta de resposta lhe traz. “O outro dia ganhei um cliente em Espanha porque um concorrente meu que o fornecia há ano e meio falhou, num mês, três entregas. O mundo dos negócios, hoje, decide-se ao segundo”, frisa.

Mas porque acredita no negócio e no projeto, avançou: “Acreditamos que somos competitivos. Ainda agora conquistamos um negócio de 700 lojas no Japão a competir com chineses. E ganhamos nós. Se estivéssemos à espera de resposta não teríamos ganho nada disto”. Francisco Pereira, Senior Manager da EY, reconhece que o acesso aos incentivos é complexo, e que muito disso se deve à dificuldade dos promotores em entenderem como se enquadram os diversos projetos nas diferentes tipologias dos apoios. Mas não só. “Há um salto qualitativo e é preciso olhar de uma forma profissional para a questão do financiamento através dos incentivos”, defende. Designadamente apresentando “projeções financeiras robustas” e projetos alinhados com a estratégia da empresa.

E se é verdade que conseguir chegar, com sucesso, a uma candidatura aprovada é difícil, “muito mais difícil é, depois, garantir a boa execução do projeto. Porquê? “Porque há muitos projetos que falham, porque há montantes contratualizados que, pura e simplesmente, não vão ser utilizados. Ou por razões de mercado ou por pequenos pormenores a que as empresas não têm atenção durante a execução do projeto e depois não cumprem”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×