O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), disse hoje estarem criadas todas as condições para aprovar, até ao final do ano, mais de mil milhões de euros em fundos comunitários destinados à região.

"Existe uma capacidade da nossa parte, e um enquadramento criado, de maneira a que no final deste ano qualquer coisa como um terço do montante da dotação possa estar aprovado e uma parte significativa disso possa estar paga", afirmou hoje Fernando Freire de Sousa no final de uma reunião com o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Depois de uma longa espera por fundos do novo quadro comunitário 2020, criticada pelos autarcas, o presidente da CCDR-N, entidade gestora dos 3,4 mil milhões de euros de fundos do Norte 2020 destinados à região, disse terem já sido aprovados mais de 600 milhões de euros para projetos na região.

Para os próximos meses, e até novembro, Freire de Sousa antecipou "um processo de aprovações que vai ser muito significativamente implementado" e que em termos de contratos PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) para 29 dos 86 municípios do Norte representa 380 milhões de euros.

O novo presidente da CCDR-N, nomeado em regime de substituição após a exoneração de Emídio Gomes do cargo, admitiu porém que, quanto ao início do processo de atribuição dos fundos 2020, "poderá ter havido aqui e ali alguma coisa que possa ter corrido menos bem" porque "era preciso pôr uma máquina em funcionamento".

"No que diz respeito aos instrumentos que têm intervenção em investimento público, essa máquina é mais exigente, é mais burocrática neste quadro e por imposição de regras vindas de Bruxelas", justificou, adiantando que, para o futuro, "poderá haver coisas simplificadas, aligeiradas".

Quanto ao passado, Freire de Sousa optou por não fazer "uma crítica muito grande", preferindo dizer que "o que passou no passado foi a necessidade de tempo para pôr a máquina a funcionar, foi um mal necessário".

O Norte 2020 é o instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, gerido pela CCDR-N, que aplicará durante os próximos anos 3,4 mil milhões de Euros de verbas comunitárias.

Segundo dados até 30 de junho, o Norte 2020 assegurou já a realização de um investimento público de cerca de 144 milhões de euros, com a afetação de mais de 122 milhões dos fundos da União Europeia.

Fonte: RTP Notícias

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×