Exportações do setor de mobiliário e colchoaria crescem 15% no 1º quadrimestre de 2016, atingindo os 582 milhões de euros.

As exportações das empresas do setor de mobiliário e de colchoaria registaram, no primeiro quadrimestre de 2016, um crescimento de 15% face ao período homólogo do ano passado. França, Espanha e Alemanha, são os países que mais compram a Portugal, no total o volume de vendas para os mercados externos totalizou 582 milhões de euros.

“O mercado francês, com 182 millhões em vendas, é o principal destino das exportações do setor, tendo crescido 24% face a igual período de 2015 e alcançado uma quota de 31% do total de exportações”, revela Gualter Morgado, gestor de projeto da APIMA.

A posição de França no ranking dos principais destinos comerciais do setor é seguida de perto pela Espanha, que cresceu 26% em termos homólogos, para um volume de vendas na ordem dos 166 milhões de euros, correspondentes a uma quota de mercado de 29%.

A Alemanha surge na terceira posição, embora tenha registado um decréscimo homólogo de 19%, tendo sido responsável por um volume de vendas próximo dos 36 milhões de euros, equivalente a uma quota de 6% das exportações.

“Esta análise revela ainda melhorias no desempenho das exportações para o Reino Unido e E.U.A., países com crescimentos de 4% e 26%, respetivamente, quando comparados com igual período de 2015”, destaca a mesma fonte da APIMA.

Do lado das importações a APIMA revela que registaram um crescimento de 18% face a igual período homólogo, fixando-se nos 256 milhões de euros, “valor que assegura a continuação de um saldo superavitário da balança comercial do setor, que registou a importância de 326 milhões de euros. A taxa de cobertura das exportações pelas importações do período em referência é de 228%”.

A APIMA frisa que um dos objetivos é aumentar as receitas do setor, de estabelecer a categoria ‘Mobiliário Português’ nos mercados externos e de posicionar o Made in/Made by Portugal, como algo diferenciador e criador de valor. Nesse sentido a associação está, desde abril de 2015, a desenvolver uma campanha de promoção internacional do setor de Mobiliário e Afins.

Através desta campanha, levada a cabo no âmbito do projeto conjunto da APIMA – Interfurniture 2015/2016 -, marca registada e criada pela APIMA com o propósito de conferir uma identidade à campanha de promoção internacional do setor, a associação já apoiou 105 empresas, que marcaram presença num conjunto de 26 ações promocionais realizadas em 8 mercados estratégicos (Espanha, Singapura, Itália, França, E.U.A., Reino Unido, Rússia e Alemanha), onde dispuseram de 264 espaços de exposição em feiras e montras internacionais.

Esta campanha de promoção internacional do setor, que se estende até ao próximo mês de agosto, contou com o apoio do COMPETE, ao abrigo do programa de incentivos Portugal 2020, com um orçamento aprovado de 8 milhões de euros. Até maio, atingiu já 93% de execução, prevendo-se que irá ultrapassar os 100%.

Fonte: Dinheiro Vivo

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×