Ser PME Líder ou Excelência pode fazer a diferença para que as empresas possam aceder mais facilmente a crédito e a concorrer a fundos comunitários?

Quando falamos de estatutos que são atribuídos pelo IAPMEI às melhores PME, como forma de fazer reconhecer publicamente a qualidade superior dos seus desempenhos económico-financeiros e dos seus perfis de risco, estamos a falar da criação de mecanismos de reputação, que necessariamente ajudam a credibilizar as empresas no mercado e a valorizar o seu posicionamento junto de financiadores.

Este foi, aliás, o principal propósito da criação destes instrumentos: facilitar o acesso a financiamento, valorizando estratégias de crescimento e internacionalização de um segmento de empresas que tem contributos relevantes para a dinâmica económica do país.

Alguns produtos financeiros conferem-lhes automaticamente condições preferenciais, como o caso das linhas de crédito PME Crescimento, garantidas pelo Estado. Noutros casos, as empresas serão avaliadas em função dos requisitos específicos, mas os níveis de solidez financeira trazem-lhes obviamente vantagens na negociação com instituições financeiras de melhores condições para créditos complementares. Recordo que a seleção dos projectos é feita pelo seu contributo para a competitividade da empresa e do país, sendo o histórico e solidez da empresa importantes para a tomada de boas decisões.

O Portugal 2020 dá demasiada importância à I&D e à internacionalização As PME de sucesso, mas voltadas para o mercado interno, estão condenadas? O novo quadro de financiamento até 2020 privilegia de facto a inovação - e não exclusivamente o I&D - o empreendedorismo e a aposta nas actividades transaccionáveis, que não exclusivamente exportação. Mas o destaque é claramente dado à capacitação para uma abordagem mais eficaz das empresas a mercados internacionais, como alavancas para um quadro de crescimento sustentado.

Há muitas PME e microempresas que têm a sua vocação essencialmente voltada para o mercado interno e que têm sabido inovar, interpretar as necessidades dos clientes e adaptar-se aos vários contextos, acrescentando valor à sua oferta e actuando numa lógica de proximidade que as diferencia e lhes traz capacidade competitiva nos mais variados sectores de actividade. Muitas estão motivadas para a redução de importações, quando é possível valorizar redes de fornecimento nacionais, outras apostam nos serviços de proximidade, mas todas têm uma importância enorme nas dinâmicas de desenvolvimento e de emprego locais. Para este segmento em particular, existem fora da lógica do Portugal 2020 vários instrumentos de financiamento de apoio à criação e modernização da actividade, que integram desde soluções de microcrédito, crédito com garantia, passando por incentivos a fundo perdido, no caso do comércio tradicional.

Fonte: Económico

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×