A garantia foi dada por Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, ao falar no jantar-debate subordinado ao tema “Portugal 2020 – Desafios para o Turismo Interno”, que serviu de pré-abertura ao “Vê Portugal – 1.º Fórum de Turismo Interno”, organizado pela Turismo do Centro e que hoje termina em Viseu. Na intervenção que proferiu, as primeiras palavras de Poiares Maduro foram de elogio para o sector do turismo e para enaltecer o seu peso enquanto actividade económica de exportação. “É hoje uma evidência nacional que o turismo é um dos sectores mais dinâmicos da nossa economia. A pujança das suas exportações, que nos últimos três anos aumentaram a uma média de cerca de 7% ao ano, é a prova disso”, sublinhou o ministro.

Para reforçar a importância da actividade turística, Poiares Maduro referiu que “o turismo é o nosso maior artigo de exportação”, pois representa “13% das exportações totais e cerca de 45% das exportações de serviços”. Actividade responsável por “8% da totalidade do emprego em Portugal”, o turismo apresenta também uma “balança, isto é, o saldo entre aquilo que o país exporta, a título de turismo, e aquilo que importa” que “é confortavelmente positiva”. Para o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, “o grande desafio que o país tem pela frente é o desafio da competitividade. Tornar a nossa economia competitiva, capaz de prosperar na economia global, é chave do nosso futuro”, com o turismo interno a poder desempenhar aqui “um papel determinante”.Por isso, disse, o turismo interno “pode e deve ser relevante no quadro do próximo ciclo de programação de fundos europeus, o Portugal 2020”. “O turismo gera exportações e enquanto tal, é, por definição, gerador serviços transacionáveis. Mas pode também substituir as importações, atraindo de forma competitiva o turismo nacional que tradicionalmente se dirige para o exterior. Visto desta forma, o turismo interno insere-se perfeitamente nas prioridades que estabelecemos para o Portugal 2020”, afirmou.

“As empresas e em especial as Pequenas e Médias Empresas (PME), serão o grande destinatário dos fundos europeus”, afirmou Poiares Maduro, assegurando que “as empresas do sector do turismo terão, no âmbito do Portugal 2020, o mesmo tratamento dado às restantes actividades, fornecendo um serviço transaccionável e internacionalizável por excelência (…) enquanto empresas exportadoras e enquanto empresas de um sector gerador de serviços susceptíveis de substituir as exportações” O ministro afirmou ainda que o sector do turismo se enquadra nos eixos prioritários I, II, III do Programa operacional da Competitividade e Internacionalização, explicando que o eixo I é o da Inovação enquanto alavanca da competitividade, o eixo II é o da Competitividade e Internacionalização, que visa “especificamente e exclusivamente o reforço da competitividade das PME’s”, com o eixo III a ter em vista a “promoção da sustentabilidade e qualidade do emprego”. Por outro lado, o turismo, disse, é também “enquadrável nas áreas equivalentes a estes eixos nos Programas Operacionais Regionais”.

Fonte: Turisver

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×